NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Germano Almeida no Colóquio de Língua Portuguesa 28 Janeiro 2014

O escritor cabo-verdiano Germano Almeida participa no Colóquio de Língua Portuguesa que acontece na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal. “Criar em Português. O que pode uma Língua?” é o tema que o autor da “A Ilha Fantástica” vai debater com criadores, académicos e artistas de várias áreas e sensibilidades do mundo lusófono.

Germano Almeida no Colóquio de Língua Portuguesa

Como afirmar e defender o português num contexto de globalização? Ou, como é que as diferentes linguagens artísticas se apropriam do português e o recriam? Estas são algumas das questões que a Fundação Calouste Gulbenkian quer ver respondidas durante os dois dias do colóquio, ouvindo as experiências, dificuldades, descobertas e expectativas de quem usa e estuda a língua portuguesa, esmiuça as suas virtuosidades e o que ela tem de único.

Mas expressar-se na língua de Camões é para Germano Almeida algo muito natural, quase como respirar. Diz o escritor que, apesar de ser um cidadão cabo-verdiano, o português acompanha-o sempre, no dia-a-dia.

“A língua portuguesa é para mim tão familiar como a cabo-verdiana, razão por que me é difícil elaborar e enumerar o que posso fazer com ela. Porque tudo o que faço a nível da escrita faço-o usando a língua portuguesa”, explica Almeida.

É com a língua portuguesa que o escritor cabo-verdiano expressa a sua identidade, recria personagens das ilhas e conta as suas particularidades, conquistas, virtudes e amarguras. “Sou cabo-verdiano, toda a minha vivência é destas ilhas e aquilo que escrevo traduz esta cultura que é forçosamente diferente de outras culturas. No entanto, o instrumento que uso para fabular na escrita a realidade cabo-verdiana é a língua portuguesa”. É assim que Germano Almeida descreve a sua relação com o idioma que considera ser o “responsável” pelo homem que é hoje.

Carina David

publicidade

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade


Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade












publicidade












Newsletter