CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Receitas saborosas à moda do Oriente 28 Abril 2012

O Oriente é conhecido por ter uma culinária para além de saborosa, saudável e facilmente digerida. O asemanaonline saiu um pouco da rotina, foi ter a estas paragens e deixa-lhe aqui receitas maravilhosas.

Receitas saborosas à moda do Oriente

SALADA ORIENTAL

Ingredientes:

1 embalagem de Fortaleza Sêmola Parafuso (500g); 1 cenoura média, ralada; 1 peça de queijo tofu, em cubos; 200g de queijo minas frescal, em cubos; 5 azeitonas verdes sem caroço, picadas; ½ maço de rúcula, picado; 4 ramos de cebolinha, picados; 2 colheres (sopa) de gergelim; sal a gosto;

Molho de Soja com Mel:

5 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem; 6 colheres (sopa) de suco de limão; 6 colheres (sopa) de mostarda; 3 colheres (sopa) de mel; 3 colheres (sopa) de molho de soja light; sal e raspas de limão a gosto

Preparação:

Comece preparando o molho de soja com mel. Junte o azeite extra virgem, suco de limão, mostarda, mel, molho de soja light, misture vigorosamente até que o molho fique homogéneo. Acerte o sal, polvilhe as raspas de limão e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente, coloque num refractário grande, acrescente o molho de soja com mel e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes., junte a cenoura, queijo tofu, queijo minas frescal, azeitonas, rúcula e os ramos de cebolinha, misture delicadamente, polvilhe com gergelim e sirva a seguir.

CARNE DE PERÚ À ORIENTAL

Ingredientes para a carne:

4 bifes de peru; 2 cebolas pequenas/medias; 1 lata de cogumelos laminados; 1 lata pequena de rebentos de soja; 1 quadradinho pequeno de abóbora ou 1 cenoura; 1 mão cheia de ervilhas cozidas; um pouco de pimento vermelho; Alho e gengibre em pó q.b.; pimenta preta q.b.; 1 dl de vinho do porto; molho de soja e molho de ostra q.b.; 1/2 cubo de caldo de galinha; 1 colher de chá de farinha maisena; óleo q.b.

Comecei por cortar os bifes de peru às tirinhas e temperei a carne com algum tempo de antecedência, talvez meia hora, não precisa mais,com um pouco de alho em pó, pimenta preta, gengibre em pó (1 colher de café cheia), a maizena (1 colher de chá), molho de soja (1 colher sopa), o vinho do porto.

Usei um wook, mas podem também usar uma frigideira grande e funda para caber tudo. Coloquei um pouco de óleo no wook e fritei a carne, quando a carne estava quase pronta que é muito rápido, juntei as cebolas cortadas aos quadrados grandinhos e deixei fritarem só um pouco para não ficarem muito moles, a abóbora cortada às tirinhas fininhas e pequenas, o molho de ostra (1 colher de sopa), os cogumelos, o pimento vermelho ás tiras, o cubo de galinha desfeito e por fim os rebentos de soja, não podem deixar os legumes cozerem muito porque ficam moles e depois fica uma papa, como não usamos sal porque o molho de soja é bastante salgado, convém irem vendo o sabor do molho e temperam com mais molho de soja ou de ostra ou vinho do porto ao vosso gosto, depois de desligar o fogao coloquei as ervilhas previamente cozidas. Ao mesmo tempo, enquanto fiz a carne, fui cozendo o arroz e passo a descrever como fiz.

Ingredientes para o arroz:

4 mãos cheias de arroz agulha; 1 mão cheia de ervilhas cozidas; 2 ovos mexidos; sal q.b.

Cozi o arroz só com um pouco de sal e depois de cozido lavei bem com agua fria para tirar bem o molho e ficar bem solto, juntei os ovos que tinha mexido anteriormente e as ervilhas cozidas e misturei bem com o arroz. o resultado foi este, estava divino, um prato óptimo para se fazerem jantares em casa com amigos, fica diferente e muito bom!

MASSA CHINESA DE MARISCO

Ingrediente:

1 embalagem de mariscos congelados; 1 cubo knorr para massas; ½ Cebola; 2 Alho; Azeite q.b.; 1 colher de sobremesa de manteiga; 1/2 pimento vermelho; coentros q.b.; 2 colheres de sopa molho de soja; 2 colheres de sopa de mel

Preparação:

Coza a massa conforme instruções da embalagem e reserve. Numa frigideira larga, pique a cebola e o alho e refogue com o azeite e a manteiga. Junte o knorr e dissolva-o mexendo. Junte o pimento e o marisco e saltei durante 8 a 10 min. Misture o molho de soja com o mel e junte-o ao preparado anterior. Polvilhe com coentros. Junte a massa e envolva bem.

FRANGO XADREZ

Ingredientes:

Peito de frango cortado em cubos; Cebola cortada em cubos; Pimentão (misto, verde e vermelho) cortado em cubos; Amendoim frito e sem pele, shoyu, glutamato de monossódio, açúcar e maizena dissolvida em água.

Preparação:

Frite o frango até estar quase no ponto, acrescente o pimentão e a cebola xadrez e continue até atingir o ponto ideal e escorra tudo. Na panela vazia e escorrida, acrescente meio copo americano de água, shoyu a gosto, uma pitada de glutamato monossodio, uma pitada de açúcar, deixando sempre a maisena por último. Retorne os ingredientes escorridos e mexa bem, acrescente a maisena para engrossar e está pronto, coloque na travessa e acrescente o amendoim por cima.

Banana caramelizada oriental

Ingredientes:

Para a massa:

2 bananas, nanicas grandes; 2 xícaras (chá) de água fria; 1 clara, de ovo; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de maisena; 2 colheres (sopa) de oleo; 3 colheres (sopa) de fermento em pó; 1 L de óleo; 1 colher (café) de sal; Papel toalha, o quanto baste; Para o caramelo: 3 xícaras (chá) de açúcar; 1 1/2 xícara (chá) de água; 2 colheres (sopa) de óleo

Preparação

Massa:

Separe todos os ingredientes pedidos na receita. Descasque as bananas e corte cada uma em dois pedaços. Coloque o óleo numa panela funda (isso é importante, pois a banana deve flutuar no óleo sem encostar no fundo da panela). Leve ao fogo médio para esquentar. Enquanto o óleo esquenta, misture, numa tigela, a farinha de trigo, a maisena, o sal, o fermento, as 2 colheres de óleo e a clara de ovo. Aos poucos, coloque a água, misturando com uma colher de pau, vigorosamente para não empelotar. Mergulhe cada pedaço de banana na massa, deixando os completamente envolvidos. O óleo já deve estar bem quente. Coloque dois pedaços de banana por vez para fritar. Com a ajuda de uma escumadeira, vire os pedaços até que fiquem dourados. Retire e coloque sobre um prato com papel toalha para tirar o excesso de óleo. Frite todos os pedaços de banana. Reserve.

Caramelo:

Unte uma assadeira com óleo. Reserve. Coloque a água e o açúcar numa panela. Leve ao fogo e misture até o açúcar dissolver. Pare de mexer. Quando ferver, conte aproximadamente 10 minutos, ou até ficar marrom (caramelizar). Retire do fogo. A partir deste momento deve se trabalhar rapidamente, pois o caramelo vai esfriando e ficando duro. Coloque cada pedaço de banana empanada dentro do caramelo, e com a ajuda de um garfo, envolva os com esta calda. Retire os da calda delicadamente e coloque imediatamente na assadeira untada, deixando um espaço entre eles. Sirva imediatamente

Bom apetite!

publicidade

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade


Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade












publicidade












Newsletter