NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Carnaval enche de cor e energia as ruas do Mindelo 22 Fevereiro 2012

O Carnaval 2012 de São Vicente voltou a surpreender pela positiva nesta terça-feira, 21, provando que ainda merece carregar o estandarte de melhor festa do Rei Momo de Cabo Verde. Os quatro grupos oficiais concorrentes ao título deram um show de cor e energia, transmitindo mensagens positivas aos muitos foliões que aguardavam a sua passagem.

Carnaval enche de cor e energia as ruas do Mindelo

Cruzeiros do Norte

Cruzeiros do Norte, o primeiro grupo a desfilar, levou para as ruas o tema corpo humano. O grupo carnavalesco deu uma autêntica aula de anatomia, abordando a necessidade de se cuidar do corpo, do coração e mostrando a importância da circulação sanguínea, dos anticorpos, das células, sem descurar a diversão e brincadeira típicas desta festa.

A beleza e imponência dos andores, detalhadamente elaborados e ainda a coreografia sincronizada das diferentes alas, marcaram pontos a favor dos Cruzeiros do Norte. Contudo, a animação musical esteve aquém do esperado, com uma batucada tímida e um sistema de som insuficiente para abarcar todas as alas do grupo.

Monte Sossego

Logo a seguir e sem atrasos, o grupo carnavalesco Monte Sossego chegava com animação ao sambódromo da Rua de Lisboa. O gerador eléctrico que suportava o carro de som do grupo incendiou-se logo no inicio da primeira volta, obrigando o grupo a completar o resto do desfile apenas ao som da batucada e vozes dos figurantes. O grupo destacou-se entretanto graças à ala integrada só por baianas, que brilharam rodando as suas largas saias brancas e douradas.

Estrelas do Mar

O Estrelas do Mar, que desfilou sem sobressaltos, significativo número de figurantes infantis mas apenas dois carros alegóricos, este ano decidiu homenagear a presidente da Escola. E à deusa do mar, assim sugeria o enredo, pediu que protegesse e iluminasse a ‘marinheira’ Dulce Lima. Ela que desfilou na comissão de frente, dançando sorridente e emocionada com a homenagem que acontece também em jeito de despedida, já que a carnavalesca, que desfila desde 1986, anunciou ser este o seu último ano à frente da escola.

Flores do Mindelo

O último grupo a desfilar nas avenidas de Mindelo esta terça-feira exibiu o tema cultura da nossa terra e procurou destacar costumes de todas as ilhas, merecendo São Vicente atenção especial, com um andor em homenagem a Cesária Évora e outro inteiramente dedicado à ilha.

Único grupo a desfilar com quatro andores nesta edição do Carnaval mindelense, Flores do Mindelo também se destacou graças a uma ala infantil dedicada à ilha Brava, ilha das flores, mote da escola. E chamou a atenção para a necessidade de valorizarmos o que é nosso.

Segurança

O presidente da República Jorge Carlos Fonseca assistiu à cerimónia na tribuna Vip, junto com o ministro da Cultura, Mário Lúcio, o ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, o presidente da Câmara, Augusto Neves, a ex-edil Isaura Gomes, o vereador da cultura, Humberto Lélis, a ex-primeira-dama Adélcia Pires, entre outros convidados.

Além dos ilustres, milhares de pessoas assistiram ao desfile, num ambiente de festa vigiado de perto por militares, elementos da Brigada Anti-crime e agentes da Policia Nacional que passaram aos presentes uma real sensação de segurança.

Susana Rendall Rocha

publicidade

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade




Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade











publicidade













Newsletter