ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

A Ilha de São Vicente 23 Agosto 2005

De origem vulcânica, a ilha de São Vicente tem uma forma rectangular e um pouco plana. Com uma superfície de 227 km2, a ilha ainda hoje conserva as suas origens vulcânicas. Descoberta a 22 de Janeiro, dia de São Vicente, ela ficou inabitada até o séc. XIX. Foram muitas as tentativas de a habitar, mas isto só veio a ser possível com a construção do Porto Grande em 1838, ponto de paragem para os barcos que cruzavam o Atlântico.

A Ilha de São Vicente

Mindelo

É uma cidade portuária, e a segunda de Cabo Verde, cujo crescimento foi marcado pela construção do Porto Grande que, durante décadas, serviu de escala para barcos de todo o mundo. _Cidade de festa e de folia, as ruas e frentes do Mindelo reflectem a vida cosmopolita que marca cada dia mais o seu quotidiano.

O Monte Verde

É o ponto mais alto da ilha, com uma altitude de 774 metros. Em dias claros pode-se ver dele sem nenhum problema, as ilhas de Santa Luzia e São Nicolau.    

Porto Grande

É o principal porto do país, sendo equipado de contentores de instalação de frio e silos que possibilitam o transbordo das cargas interatlânticas. _Nos meados do séc. XIX os vapores ingleses faziam escala regularmente em São Vicente rumo ao Brasil. Em 1880 a sociedade portuguesa Empresa Nacional de Navegação estabelece serviços portuários entre Lisboa, São Vicente e Guiné-Bissau. Em 1881, a capitania dos portos deixava a Praia para se estabelecer na ilha de São Vicente. _Após a construção de navios com maior autonomia e movidos a gasóleo, o Porto Grande, base para o abastecimento de carvão, inicia o seu declínio.

Baía das Gatas

Ficando a 20 minutos da cidade do Mindelo, a piscina natural do Mindelo acolhe anualmente o festival que tem o seu nome e que se realiza no mês de Agosto, tido como o mais caloroso festival de Verão em Cabo Verde.

No mesmo percurso, os visitantes passam pela estrada do Monte Verde e da Salamansa.

Salamansa

Com uma extensão de areia magnífica, esta praia não possibilita os banhos de mar em toda a sua extensão, ficando assim reservada aos banhos de sol.

São Pedro

Fica perto do aeródromo do Mindelo. O vento que se faz sentir é perfeito para a prática de windsurf. Caminhando pelos rochedos os visitantes encontram o caminho que os leva ao farol, de onde a vista é simplesmente deslumbrante.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter