ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

A Ilha de Santo Antão 03 Agosto 2005

A ilha mais ocidental de Cabo Verde, a norte do arquipélago. Com 779 km2, é a segunda maior ilha do país, sendo também aquela com maior pluviosidade. _A história desta ilha é marcada por períodos de actividade  vulcânica intensos interrompidos por fases em que a erosão foi marcante, apresentando como efeito disso as ribeiras.

A Ilha de Santo Antão

Uma cordilheira estende-se de Nordeste para Sudeste e culmina em Topo de Coroa, com a altitude de 1979 metros, apresenta um clima fresco e húmido, sendo os planaltos cobertos de árvores como o eucalipto, o ciprestes, o pinheiro e a acácia, quase inexistentes no resto do arquipélago.

Uma ilha agrícola, em que o maior fascínio são as suas montanhas e falésias que caem sobre o mar, sendo rica em cana de açúcar. O grogue, a bebida típica do arquipélago, é ainda fabricado artesanalmente por muitos, nesta ilha. Com 47.124 habitantes, a sua maior riqueza é a agricultura quando chove, mas também a produção do famoso queijo de Santo Antão, que é um dos meios de ganha-pão de muitos santantonenses. 

publicidade

100% Prático

publicidade





Mediateca
publicidade


Cap-vert

Uhau

Uhau