INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Presidência francesa: Hollande passa a Macron 14 Maio 2017

Emmanuel Macron foi investido 8º presidente da Vª República Francesa, este domingo, 14 de Maio.

Presidência francesa: Hollande passa a Macron

Este domingo às 10H30 (hora de Paris, menos 3 em Cabo Verde), os dois assomam no patamar do Palácio da presidência e trocam um aperto de mão, que resume a precedente cerimónia, portas adentro do Eliseu, da passagem de poder do presidente cessante, François Hollande, para o presidente Emmanuel Macron.

Uma hora antes, aproximadamente, o novo presidente tinha chegado sozinho num carro oficial conduzido por um motorista. Ao cimo das escadas do Eliseu esperava-o François Hollande.

Hollande fá-lo entrar para cumprir o protocolo da passagem de poder: o presidente cessante transmite a Macron os segredos do cargo, entre os quais a revelação dos códigos nucleares.

Legião de Honra

Emmanuel Macron recebe as insígnias da Grã-Cruz da Legião de Honra. É o grau mais elevado, o reservado ao Presidente da República. Outros graus existem como o atribuído à Cesária Évora.

A investidura incluiu a proclamação pelo presidente do Conselho Constitucional, Laurent Fabius, dos resultados da eleição.

Campos Elísios e Arco do Triunfo

O ritual republicano da passagem de poder inclui a subida aos Campos Elísios para o novo presidente acender a ’Chama’ do ´Túmulo do Soldado Desconhecido’, no Arco do Triunfo.

A longa esplanada dos Campos Elíseos enche-se de uma multidão a quem o novo presidente acena. A chuva cai miúda sobre o asfalto molhado. "Investidura molhada, Presidência abençoada?"

Fontes: imagens nas TV francesas. Fotos: Le Monde

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter