DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Em Portugal, destaque a “Valdir, o herói que morreu ao tentar salvar um casal no mar” 05 Maio 2017

Jornais portugueses como o Expresso, o Jornal de Notícias, destacam o heroísmo de Valdir Tavares que “morreu ao salvar dois jovens numa praia da Costa da Caparica”, na segunda-feira.

Em Portugal, destaque a “Valdir, o herói que morreu ao tentar salvar um casal no mar”

Segundo um seu amigo, o português João Narciso (na foto), Valdir completava 32 anos no próximo sábado. Formado em Gestão de Recursos Humanos e Economia Monetária e Financeira, estava em Portugal desde 2003.

Com vontade de abraçar uma nova aventura profissional, pediu uma licença sem vencimento, que foi aceite — trabalhava na área de recursos humanos na Administração Central do Sistema de Saúde.

“Talvez a razão por ele ainda estar cá era o aniversário. Queria passar a data com os amigos aqui e depois ia embora. Já tinha emprego lá”, refere João Narciso.

"Sei que morreu heroicamente a tentar salvar um casal. Não vou procurar mais detalhes porque não é o mais importante. Morreu fiel aos seus princípios, gostava de ajudar os outros e, perante uma situação daquelas, o Valdir era incapaz de ficar quieto. Tinha muita coragem física e psicológica", disse ao Expresso o amigo de Valdir.

“Jogávamos futebol na equipa da universidade, foi o capitão da equipa. Ficámos amigos a partir dessa altura. Era uma pessoa alegre, bem-disposta e que nunca se queixava da vida. Era muito chegado à família e católico. Bom aluno, bom colega, bom amigo,desportista e atleta”, recorda.

"Valdir era o mais novo de seis irmãos (os pais e dois irmãos viviam em Lisboa). Era filho de Benvindo Tavares, um antigo funcionário do Conselho Nacional do Partido Africano de Independência de Cabo Verde e sobrinho de António Mascarenhas Monteiro, presidente do país entre 1991 e 2001. Mas Valdir não gostava de falar disso", escreve o Expresso.

Fontes: Expresso, Jornal de Notícias.

http://asemana.sapo.cv/?exec=articles&id_article=124730

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter