INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Tragédia em África: Canadá financia combate à fome em vários países 18 Março 2017

A comunidade internacional começa a reagir à tragedia humanitária que se vive actualmente em algumas regiões da África. Respondendo ao apelo da ONU, o Governo canadiano decide afectar 120 milhões de dólares locais (84 milhões de euros) "à resposta às necessidades das populações afectadas" pela crise alimentar na Nigéria, na Somália, no Sudão do Sul e no Iémen.

Tragédia em África: Canadá financia combate à fome em vários países

Segundo alerta a imprensa internacional, "a situação deteriorou-se a tal ponto que se tornou uma tragédia humana, porque mais de 20 milhões de pessoas são vítimas da fome", estimou a ministra canadense do Desenvolvimento Internacional, Marie-Claude Bibeau.

Os três países africanos e o Iémen, confrontados com conflitos armados, foram, segundo o sita Mundo ao Minuto, identificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como necessitando de uma mobilização urgente da comunidade internacional para reunir 4,4 mil milhões de dólares dos EUA até julho, para "evitar uma catástrofe".

A participação do Canadá "vai ajudar a dar uma ajuda vital às populações afectadas pela crise nestes países", em particular as crianças, indicou o Ministério. O secretário-geral da ONU, António Guterres, tinha apelado aos países ricos para que se mobilizassem contra uma seca severa no leste de África.

Na Somália, a Organização Mundial de Saúde tinha estimado a necessidade de uma ajuda urgente para metade da população somali, ou seja perto de 6,2 milhões de pessoas, das quais cerca de três milhões sofrem fome. Segundo anunciou recentemente o primeiro-ministro da Somália, Hassan Ali Khaire, só numa região do país chegou a morrer mais de 110 pessoas de fome.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade


Newsletter