Presidenciais 2016

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

RD Congo: Kinshasa em ebulição. Kabila termina mandato sem convocar eleições 20 Dezembro 2016

O mandato presidencial de Joseph Kabila terminou, esta segunda-feira, 19, mas a data da eleição presidencial foi sendo sucessivamente adiada. Kinshasa está à beira da implosão social com vários grupos opositores a mobilizarem-se para sair à rua.

RD Congo: Kinshasa em ebulição. Kabila termina mandato sem convocar eleições

A crise política instalou-se de novo na República Democrática do Congo: nem a mediação da influente Igreja Católica congolesa conseguiu que a oposição e a maioria presidencial chegassem a acordo sobre o período de transição. A reunião de sábado, 17 teve de ser interrompida por falta de condições para chegar a um entendimento.

Dezenas morrem em mina de ouro

«Mais de 20 pessoas morreram na noite de sábado para domingo no desmoronamento duma mina de Makungu», anunciou o ministro congolês das Minas, Apollinaire Bulindi.

«Este número é provisório porquanto há muita gente a explorar de forma ilegal nesta zona mineira», acrescentou o ministro. Como refere o Le Monde, muitos são os mineiros clandestinos que escavam nas numerosas explorações de metais preciosos do Congo, entre elas a mina de Makungu, no território de Fizi, vizinho da província de Tanganhica.

O governo não controla a região. “São os militares que exploram as minas da região”, afirmou o ministro demonstrando a impotência governamental.

Fonte: BBC; Le Monde

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade



Newsletter