LEGISLATIVAS 2016

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

CNE divulga resultados finais das Eleições Legislativas 31 Março 2016

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou hoje, 31, os resultados definitivos que ditaram a vitória do Movimento para Democracia nas eleições de 20 de Março. De acordo com os dados avançados, num universo de 347.337 mil eleitores, o MpD obteve 122.881 votos (53,58%), o PAICV 86.078 (37,53%), enquanto a UCID com 15.488 (6,75%). Por sua vez o PP registou 777 (0,34%), PSD 232 (0,10%) e o PTS 107 (0,05%).

CNE divulga resultados finais das Eleições Legislativas

São números que garantiram ao MpD 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID com três, totalizando assim os 72 deputados previstos na lei. De realçar que na diáspora, em todos os círculos eleitorais, os dois maiores partidos, nomeadamente PAICV e MpD ficaram com um deputado cada.

A presidente da CNE classificou o período eleitoral “como positivo”. Referiu que houve um aumento significativo de novos inscritos, ao mesmo tempo que se constatou que a abstenção prevalece num nível normal, normal tendo em conta o universo eleitoral. “Mas é preciso trabalhar e diminuir a abstenção nos próximos pleitos. Trabalhar afincadamente, com a colaboração de todos, para aumentar a participação”, disse Maria do Rosário.

Quantos aos constrangimentos relacionados com a logística verificada e que ocasionaram atrasos na abertura de algumas mesas de votos na cidade da Praia e que foram referidos pela missão da UA, afirmou que “a CNE lamenta e solicita aos cidadãos que relevem eventuais transtornos. Assegura também que, “juntamente com a DGAP, todos os esforços serão feitos para superar as insuficiências verificadas e encurtar o tempo de espera, de se modo a que os eleitores possam votar sem sobressaltos”.

A CNE faz questão ainda de agradecer a todos os seus colaboradores e assessores, instituições públicas e privadas, igreja católica, Organizações Não-Governamentais, órgãos de comunicação social, assim com a Policia Nacional pelo trabalho desempenhado durante todo o processo eleitoral.

Hélio Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade

Cap-vert

Uhau

Uhau